Weby shortcut
Youtubeplay
De 07 a 31 de maio 2019

Exposição ESTRATIGRAFIAS

Acontece de 07 a 31 de maio de 2019 a exposição ESTRATIGRAFIAS do artista Guilherme Moreira. A exposição foi selecionada no Edital do Programa de Exposições da Galeria da FAV 2017-2018.


ESTRATIGRAFIAS
Texto de Guilherme Moreira

 

Quando nos deparamos com uma folha de papel parecemos estar à procura de alguma informação ali contida ou esperando que sua superfície possa ser preenchida. Seja por desenho, colagem, texto ou gravura, nos deparamos com a presença ou a iminência de algo que possa ocupar esse espaço “em branco”. Na maioria dos casos, a expectativa faz-se realidade e logo nos esquecemos do suporte e voltamos nossa atenção para o conteúdo fixado sobre ele.

É, pois, na tentativa de perturbar essa ordem de visibilidade da imagem que a série aqui apresentada surge, na medida em que desloca o papel — enquanto suporte de imagens visuais e/ ou verbo-visuais — de seu lugar comum na base de uma certa cadeia hierárquica que tende a torná-lo coadjuvante nos processos de produção e de exposição da imagem.

ESTRATIGRAFIAS, ou a ciência dos estratos rochosos, é o ramo da geologia que investiga e analisa as camadas das rochas que formam a crosta terrestre. Apropriando-se do termo e do conceito estrutural dessa ciência, esta série de esculturas, relevos, fotografias e objetos concebe sua poesia ao explorar as possibilidades do uso do papel na construção da imagem artística. Se para eles o solo é objeto de intensa investigação, para nós, o papel, suporte milenar das mais variadas expressões artísticas, está no centro de toda a discussão. A epígrafe, no entanto, permanece a mesma: a observação cautelosa da sobreposição das camadas.

Deste modo, as intervenções gráficas na folha de papel a partir da retirada de matéria, a exploração de sua potente tridimensionalidade com a sobreposição de camadas e a construção de uma narrativa genealógica na derivação madeira/papel, fazem de ESTRATIGRAFIAS um espaço de singular de experimentação.

As obras aqui apresentadas são parte desta pesquisa visual que busca investigar uma perspectiva inusual da qualidade tridimensional do papel, no anseio de rearranjar no espaço e no tempo aquilo tende a permanecer absorto numa condição de passividade.

 

Informações:

Exposição ESTRATIGRAFIAS do artista Guilherme Moreira.

Local: Galeria da FAV.
UFG - Campus Samambaia.

Contatos:
Contato: 62-3521-1445

Instagram: @galeriadafav

Facebook: galeriadafav

Obra de Guilherme Moreira

Obra de Guilherme Moreira

Categorias: exposição de arte