Weby shortcut
Youtubeplay

ISTMO

Por Rubens Sá Atualizado em 14/09/17 11:04.

Leonam Fleury iniciou sua trajetória em 1970, através da participação em dois Salões da Arte: Salão de Verão, Rio de Janeiro e a pré-Bienal de São Paulo em Goiânia. Em 1973, participou do Salão Global da Primavera em Brasília, onde obteve o Prêmio Aquisição – pintura.

Por dois períodos Leonam fez Residências Artísticas em Gravura nas oficinas da “Pratt Contemporary Art” na Inglaterra. Da primeira Residência, em 1995, serão mostradas gravuras em ponta seca que pertencem hoje ao acervo da UFG e serigrafias. De 1999, segunda Residência, serigrafias.

Dos anos 2000-2006, pinturas acrílicas sobre lonas, desenhos e temperas sobre papel.

Na exposição também serão exibidas pela primeira vez, obras recentes, pinturas, desenhos e temperas, sobre lonas e papeis.

O nome da exposição – ISTMO – faz referência às abordagens das pinturas e desenhos e sua relação com os diferentes períodos em que foram produzidas, compondo uma mostra que propõe reuni-las sem a pretensão de uma retrospectiva, mas colocando em perspectiva uma leitura da trajetória do artista.

Em um texto muito esclarecedor do crítico de arte carioca Marcus Lontra, de 2006, encontramos essas chaves de leitura do percurso criativo do artista:

“Toda produção do artista repousa na clareza e na interpretação do real, interferindo e transformando a realidade sem dela se abandonar por inteiro.(...) Suas imagens são esquemas mentais nas quais a luta, o mistério, o medo e o afeto articulam-se de maneira ordenada e poética, regida pela clareza e por uma espécie de silêncio que acentua a sua força expressiva.”

Um dos artistas mais expressivos da contemporaneidade em Goiás, encontramos em sua produção constante e consistente, dos grandes painéis pictóricos às pequenas gravuras, um domínio excelente das técnicas e suportes artísticos, um fazer esmerado mas despojado da afetação virtuosa, a composição de uma linguagem estruturada, madura, pensada e executada com precisão, sensibilidade e inteligência, resultando em propostas emocionadas e profundamente éticas, sobre o ser e o viver no nosso tempo, nesse mundo instigante que nos rodeia e abarca.

 

Artista: LEONAM FLEURY

Data: 31 de maio a 30 de junho de 2012

Listar Todas Voltar